À beira-mar e cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, a capital de Pernambuco é uma das principais cidades do Nordeste, repleta de atrações culturais, atrações históricas e muita animação - lá é a terra do frevo! Com o apelido de "Veneza Brasileira", Recife conta com uma geografia singular, com várias ilhas, canais e pontes. Seu conjunto arquitetônico impressiona, como o Espaço Cultural Pátio de São Pedro, charmoso casario oitocentista e a imponente Catedral de São Pedro dos Clérigos, que conferem ao conjunto arquitetônico da cidade traços portugueses. Encontre aqui todas as informações sobre o que fazer em Recife!
Entre os principais pontos turísticos de Recife estão, com certeza, suas praias de águas esverdeadas e mornas, rodeadas por coqueiros. Duas praias se destacam: Boa Viagem e Praia do Pina. A primeira é a mais famosa e tida como a melhor praia de Recife, com ótima infraestrutura para turistas e piscinas naturais na maré baixa. Já nas redondezas fica a Praia dos Carneiros, localizada no município de Tamandaré. Com areias brancas e mar calmo, é uma das mais belas do Nordeste. Aproveite ainda e conheça a Praia de Maragogi, a 130 km do Recife, famosa pelas galés (piscinas naturais). Para completar, visite Porto de Galinhas, a 66 km da capital, repleta de piscinas naturais, rica fauna marinha e muita badalação.
Recife é palco de diversos eventos ao longo do ano, o que torna a viagem ao destino muito mais interessante e rica culturalmente. O mais famoso é o Carnaval, que reúne milhões de foliões nas ruas ao ritmo do frevo, maracatu, caboclinho, coco-de-roda e ciranda. O bloco Galo da Madrugada é considerado o maior do mundo pelo Guinness Book. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras acompanhados pelo povo. Em junho, acontece o São João nas cidades próximas, com destaque para Caruaru. Mais de 1 milhão de pessoas se divertem com shows, fogueiras, quadrilhas e muita comida. E na Semana Santa, os católicos acompanham a Paixão de Cristo na cidade-teatro de Nova Jerusalém e procissões pelas ruas da capital. Com certeza deve estar na lista de lugares para viajar em Pernambuco!
Entre os lugares para conhecer em Recife está a Casa da Cultura, que fica no prédio da antiga Casa de Detenção, funciona hoje como espaço comercial e cultural, com lojas de artesanato, banco para fazer câmbio, galerias de arte e área para shows folclóricos. Outro bom local é o Mercado de São José, com 500 boxes que vendem artesanato, ervas medicinais e artigos religiosos. O Centro de Artesanato de Pernambuco, a Feirinha de Boa Viagem e a Feira do Bom Jesus são outras boas pedidas para compras. Para se divertir à noite, vá ao Manhattan Café Theatro, ao UK Pub ou à Sala de Reboco, onde você dançará ao som do autêntico forró pé de serra, um dos melhores pontos turísticos de Pernambuco.
A gastronomia pernambucana é uma atração à parte na viagem. Entre as delícias típicas estçao o Bolo de Rolo, um delicioso rocambole com massa bem fininha, o Bolo Souza Leão, preparado com massa de mandioca, ovos, leite de coco e calda quente de açúcar. Na lista ainda estão a tapioca, carne de sol e a galinha cabidela. Esses e outros pratos você encontra em restaurantes como Parraxaxá, O Bargaço, Tio Pepe e o tradicional Restaurante Leite, o mais antigo do Brasil, que funciona desde 1882, que devem estar na sua lista de lugares para conhecer em Recife.
Bares, restaurantes, centros culturais e museus instalados em coloridos edifícios históricos movimentam o bairro que deu origem à cidade de Recife no século 16. Para ver a região do alto, basta visitar o Marco Zero, à beira do Rio Capibaripe, ou subir ao topo da Torre Malakoµ, que data de 1855. Alguns pontos turísticos do bairro do Recife, ou Recife Antigo, são a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Forte do Brum, a Embaixada dosBonecos Gigantes e o Paço do Frevo.
A praça está rodeada de edificações históricas, como o Teatro de Santa Isabel (de 1850) e o Palácio do Campo das Princesas (1841), compondo um importante conjunto arquitetônico. Também possui jardins desenhados pelo paisagista Burle Marx.
Vizinha ao Recife, a cidade é conhecida pela animação do frevo e pelos bonecos gigantes do Carnaval. No Centro Histórico estão um conjunto de casarios coloniais, igrejas barrocas dos séculos 16 e 17, museus, ateliês e restaurantes. Outro destaque da cidade é a Basílica de São Bento, com altar de madeira em estilo barroco, totalmente revestido de ouro. Visite ainda o Convento de São Francisco, decorado com azulejos portugueses e pinturas sacras.
Aproveite sua viagem para conhecer a capital da Paraíba, João Pessoa. Entre as atrações estão o Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas; a Estação Ciência, obra de Oscar Niemeyer; o Centro Histórico; e o Parque Sólon de Lucena. Faça compras no Mercado de Artesanato Paraibano e relaxe na Praia de Tambaú. No fim do dia, não perca o belo pôr do sol ao som do Bolero de Ravel na Praia do Jacaré.
A feira de Caruaru é reconhecida pela Unesco como o maior centro de artes figurativas das Américas. Já Nova Jerusalém ficou famosa pela peça da Paixão de Cristo na Semana Santa. Saindo de Recife, são 130 km até Caruaru, e na feira você encontra produtos como imagens de barro retratando santos, cangaceiros e trios de forró; trajes de couro de vaqueiros; xilogravuras de cordel; fantoches típicos (mamulengos) e carrancas de madeira.
Recife tem vários museus interessantes, como o Museu do Homem do Nordeste, que abriga mais de 15 mil peças indígenas e da cultura afro-brasileira. O Instituto Ricardo Brennand, instalado na réplica de um castelo medieval, reúne obras de arte, objetos e documentos sobre o período da ocupação holandesa no Brasil. Vá também ao Museu Franciscano de Arte Sacra e ao Museu Cais do Sertão, que trata da obra do artista pernambucano Luiz Gonzaga.
Preencha os campos abaixo que retornaremos rapidamente com o seu orçamento!
Seg. a Sexta: 9h às 18h
Sábado: 9h às 12h